sexta-feira, 19 de outubro de 2012

FIRMEZA

Leitura Bíblica: II Timóteo 3:10-17

VERSÍCULO EM DESTAQUE: Permaneça nas coisas que aprendeu (II Timóteo 3:14).

Possivelmente, a segunda carta de Paulo a Timóteo tenha sido a última que ele escreveu antes da sua execução.
No texto básico desta meditação observamos o veterano Paulo dando algumas instruções importantes ao seu jovem cooperador Timóteo. Primeiro fala do seu exemplo, a ser seguido pelo rapaz, destacando os sofrimentos que tem padecido.
Dentre os destaques vamos salientar o que está escrito no versículo 12: “Todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”. Isto mostra que a perseguição faz parte da vida cristã e que Timóteo também poderá passar por ela.
No entanto, o que diz o velho Paulo? Ele encoraja Timóteo para que permaneça firme no que aprendeu, lembrando-o de que conhece a Palavra de Deus desde criança e que esta seria a fonte de sabedoria necessária para ele.
Como é maravilhoso quando aprendemos as Escrituras Sagradas desde a nossa infância e, depois de adultos, podemos contar com exemplos de homens fiéis e tementes a Deus, como aconteceu no relacionamento entre Paulo e Timóteo.
Mas, embora nem todos tenham tais privilégios, podem ainda assim ao menos estudar a Palavra inspirada de Deus, pois, como Paulo enfatiza, ela é o instrumento capaz de nos ensinar, repreender, corrigir e instruir na justiça, preparando-nos plenamente para a vida que Deus planejou para nós.
Desta forma, aprendendo sempre por intermédio do estudo da Palavra de Deus, como também pelo exemplo de homens e mulheres dirigidos por Deus, embora sofrendo perseguições, ganhamos firmeza para permanecer fiéis diante de Deus e dos homens. Saiba que a bênção de Deus para todos os que são fiéis, até mesmo em face da morte, é a promessa da coroa da vida: “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10b). 

Uma vida firme com Deus não é uma ato de heroísmo, mas um presente do Pai para quem quiser recebê-lo.

PÃO DIÁRIO -18/10/2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário